BICT

Relatório de transparência e acompanhamento da retomada das atividades presenciais (14/12) – T5 e T6

Como o órgão de representação discente do BiCT, estamos acompanhando e fazendo parte das ações de retomada das aulas presenciais (as que nós conhecemos por “temporadas”) e, com isso, fazendo parte do grupo de trabalho que gerencia as turmas do BiCT, que é composto pela Coordenação do BiCT, o CIAI, a CRCA, a Secretaria de Graduação e nós do CienTec (Inclusive, se você tem vontade de fazer parte do CienTec e/ou ajudar nesse período de retomada, em breve teremos novidades para você)

Neste texto queremos trazer transparência para vocês, relatando sobre o que está acontecendo do outro lado, alguns esclarecimentos, avisos e correções, em relação principalmente a T5 (e um pouco da T6).

Agora se você só quer ir para a parte principal mesmo, deixamos o link pra você aqui.

(Lembrem-se, somos um órgão de representação discente, formado por discentes do BiCT. Não somos funcionários ou servidores da Unifal. Por isso, o que iremos relatar aqui, é através da nossa ótica como representantes)

“Atraso” na lista dos aprovados

A lista com os aprovados nas novas temporadas está demorando um pouco mais do que todos estavam planejando. Boa parte disso vem do fato de que houveram algumas inconsistências na T5 e T6 que foram (e estão sendo) corrigidas. Foram feitas mais de 250 inscrições para as temporadas 5 a 8 (isso só no BiCT), ou seja, mais de 20% dos alunos do nosso Campus, juntando com o fato de que a análise dessas inscrições (até então) estava sendo feita de forma manual por esse grupo de trabalho e, por mais que seja um grupo de trabalho composto por mais de uma pessoa, ainda são muitas inscrições para serem analisadas, com muitos poréns, exceções, cuidados e variáveis. Nós estamos acompanhando esse grupo de trabalho e estamos vendo que realmente o problema não é falta de vontade e nem nada do tipo, mas sim que são muitas inscrições mesmo. Estamos inclusive ajudando a Coordenação do BiCT com o possível na parte técnica e afins.

Problemas à vista

Ainda assim, com todo esse trabalho em conjunto, percebemos uma inconsistência naquela prévia da lista da T5 e T6 que foram publicadas (a T6 nem foi tão divulgada inclusive). Depois que publicamos a prévia no grupo da retomada (se você ainda não está acompanhando, não perde tempo), muitos de vocês vieram falar com a gente, preocupados, que estavam achando a lista um pouco estranha, com discentes dos primeiros períodos constando como selecionados, sendo que discentes mais antigos não tinham sido chamados e coisas do tipo. Demos uma olhada com calma e, realmente, algumas coisas na lista não estavam batendo com os critérios, por isso, avisamos o pessoal para colocá-la de volta no forno por mais algum tempo. Na análise manual, deixamos (não somente o CienTec, mas o grupo de trabalho em si) passar alguns pontos importantes na análise e, por isso, demos um passo para trás.

Voltando para puxar o pé

Alguns de vocês devem ter percebido que depois que o primeiro formulário de inscrições foi publicado pela Coordenação do BiCT, tivemos que criar um novo formulário (dessa vez através do CienTec). O primeiro formulário teve algumas inconsistências nos campos, a estrutura teve que ser alterada no meio do caminho e, se você tem experiência com o Google Forms, você deve saber que mudar a estrutura de um formulário depois que ele começa a rodar, nunca dá certo. Por isso achamos melhor criar um novo aqui pelo CienTec e mandar para o pessoal preencher novamente.

Sabíamos que isso poderia dar uma dorzinha de cabeça na hora de fazer a análise das inscrições, mas estávamos preparados para hora que esse problema voltasse do mundo dos mortos para puxar o nosso pé. E pensamos, se já estávamos preparados, não teria como dar muito problema não é mesmo?

Caaaara, a gente tava errado… Bem errado…

Acontece que, por causa desse problema, algumas inscrições ficaram para trás na análise, outras foram analisadas com as turmas erradas e coisas do tipo (estávamos esperando uma confusãozinha, mas não algo desse tipo). Então resolvemos mudar um pouco a estratégia e apelar para a tecnologia (afinal, somos um curso de Ciência e Tecnologia, o nosso tempo aqui e a força do ódio nos preparam para momentos como esses) para ajudar o grupo de trabalho a fazer uma reanálise das inscrições e conferir com a primeira lista.

Python ao resgate

Para tentar ajudar a Coordenação do BiCT e o grupo de trabalho em si a fazer essas correções e considerações para essa e as demais temporadas, puxamos um peso-pesado para a cena: o Python. Sim, aquele mesmo Python que a gente vê em Recursos Computacionais, aquele mesmo Python que a gente adora xingar mas que, quando usado do jeito certo, é mais útil que cem canivetes em alguns casos. Além de que, este que vos fala, tem experiência com análise de dados e basicamente mexe com isso literalmente todo dia, então por que não unir o útil ao necessário?

Criamos então um algoritmo para tratar os dados das inscrições e gerar a nova lista da T5 (como um teste, que deu certo), seguindo os critérios definidos pela Coordenação. Sabe o bom de se usar um algoritmo? Ele é objetivo, rápido, frio e calculista (não, ele não usa uma boina cinza). Não só conseguimos resolver o problema do pessoal que tinha ficado pra trás na análise manual, como conseguimos fazer com que mais discentes fossem atendidos (conseguimos fazer com que 85% das inscrições da T5 fossem atendidas), que algumas turmas fossem otimizadas e, principalmente, que o pessoal mais antigo e mais perto de se formar realmente ficasse na frente dessa vez.

A nova lista

Depois de conversarmos com o grupo de trabalho, chegamos a conclusão de que precisávamos definir critérios de seleção bem claros, para que pudéssemos ter certeza de que o algoritmo estivesse em dia.

Sendo assim, conseguimos gerar uma nova lista para a T5, com as seguintes observações, no maior estilo patch note do mundo (se não conhece essa página, recomendamos fortemente que dê uma passada por lá):

  1. % de conclusão do curso: Discentes mais próximos da conclusão do curso, tiveram prioridade nas vagas. Muitos discentes relataram insatisfação com as seleções anteriores, pois mesmo com uma alta % de conclusão do curso, ainda ficavam com prioridade menor que os discentes com menor tempo de curso;
  2. Disponibilidade do discente: Discentes que informaram que poderiam fazer a UC em outras temporadas, foram movidos para as próximas temporadas, para abrir lugar para os discentes que somente conseguiriam fazer a UC em uma temporada específica. (Só com este ponto, já conseguimos fazer com que a lista atendesse mais 5 discentes, que sem esse jogo de cintura, ficariam de fora);
  3. Discentes já na Engenharia: Discentes que já estão fazendo UCs das Engenharias e, com isso, mais próximos da conclusão do segundo ciclo, tiveram uma prioridade um pouco maior em relação aos discentes que ainda estão apenas no BiCT, visando diminuir o represamento dos discentes que ainda tem UCs pendentes no BiCT. (Alguns discentes já estão fazendo UCs dos últimos períodos de algumas das Engenharias, devendo apenas uma UC como Lab. de Eletro no BiCT para colar grau e ir de vez para a Engenharia. Aos olhos do curso, quanto menos tempo a pessoa levar para concluir o curso, melhor, então…)
  4. Idade do RA: Discentes com o RA mais antigo, que não possuíam pendências, ficaram na frente dos discentes dos períodos iniciais (mas só o necessário, fiquem tranquilos).

Tendo essas observações em vista, geramos uma nova lista para a T5, que mandamos para o grupo de trabalho analisar e eles concordaram que essa nova lista fazia muito mais sentido. E “pessoalmente”, como Centro Acadêmico, achamos que dessa forma a análise ficou mais justa, mais objetiva e mais condizente com os critérios iniciais.

Publicação da nova lista

Neste momento então, depois desses problemas e dessa reanálise, temos uma nova lista de aprovados, mas que ainda não podemos publicar por completo pois existem alguns pontos a serem acertados, como:

  • A UC de Geologia, que ainda está em reanálise, pois é necessário uma atenção especial com o pessoal que já fez a parte teórica dessa UC e um alinhamento com o professor da UC;
  • A UC de Lab. de Mecânica teve uma baixa procura, por isso, está sendo vista com os professores a possibilidade da reabertura de inscrições e/ou a migração dos discentes selecionados para outra temporada e o cancelamento da turma na T5 (geralmente fica inviável uma turma com somente 3 alunos, mas isso depende do professor daquela UC);
  • A turma da Tarde da UC de Lab. de Eletro da T5 estava fechada para o pessoal da turma que foi suspensa na T2, mas ela veio para nós na lista de UCs com vagas abertas para montarmos o formulário de inscrição, sem ninguém perceber. Por isso, os discentes que indicaram mais de uma temporada/UC, foram movidos para outra temporada/UC que não fosse essa. Os 4 discentes que fizeram a inscrição informando somente essa UC específica nessa temporada, estão sendo realocados também;
  • Lab. de OP1 e Lab. de MecFlu estão demorando para serem reanalisados pela alta procura e pelo fato de que muitos discentes que se inscreveram nesses laboratórios foram aprovados em alguma turma prática da Engenharia Química também. Como ainda não é possível que o mesmo discente faça mais de uma turma na mesma temporada, alguns discentes estão optando por fazer a turma da EQ e, com isso, algumas vagas estão sendo liberadas/repassadas e a lista está andando nesses dois laboratórios. Por isso a lista definitiva ainda não está pronta.

Sabemos (incluindo o grupo de trabalho como um todo) que muitos discentes que tinham sido selecionados na primeira versão da T5 e T6, já tinham recebido o termo para assinatura pelo SEI e que inclusive alguns já assinaram esse termo. Mas lembramos que a assinatura do termo não é garantia de vaga, somente o e-mail de confirmação de matrícula (e ainda assim não é 100%), por isso, estamos alinhando certinho com vocês o que aconteceu, como vai ficar e etc.

Para o pessoal que estava na primeira lista e que não estará mais nessa nova versão, não se preocupem, não tem problema você já ter assinado o termo, já que o mesmo será cancelado e você não será responsabilizado por não comparecer em uma turma que não foi selecionado (até porque isso não faz o menor sentido quando falamos em voz alta).

Para o pessoal que não estava na primeira lista e que forem selecionados agora, vocês receberão o termo para assinatura através do SEI também, mas para isso, você precisa garantir que o seu SEI esteja ativado (É só informar o seu RA no campo “Usuário” aqui e a sua senha do SA: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/nti/usuarios/alteracaosenha.php?confirmacaoSenhaSEI=sim).

Assim que os problemas pontuados acima forem minimamente resolvidos, iremos publicar essa nova versão da lista da T5 (queremos que isso seja feito ainda essa semana, o quanto antes, para que o grupo de trabalho possa analisar as demais temporadas).

E pro pessoal que estava selecionado mas não estarão mais, vocês não foram esquecidos ou ignorados, apenas remanejados para outra(s) temporada(s), muito provavelmente ainda nessas T5 a T8. Todos os RAs que estavam na lista inicial e foram desselecionados, possuem uma justificativa bem plausível do porque que “perdeu” a vaga na T5.

(Exercício mental: se você tem 10% do curso concluído, significa que você terá mais tempo para fazer uma turma prática em outro momento, podendo deixar a vaga para alguém que está com 95% do curso concluído, desesperado para terminar porque já tem uma vaga de emprego na reta e que está dependendo unicamente dessa turma para terminar o curso e pedir a colação).

A grande maioria dos desselecionados foram devido ao fato de que a sua % de carga horária estava menor que a % de alguém que tinha sido deixado para trás na análise anterior, ou algum encaixe usando a sua resposta sobre a disponibilidade para as temporadas e coisas do tipo. Mas se ainda assim você queira saber mais sobre o que aconteceu, é só falar com a gente que tentaremos te ajudar.

Para finalizar

O grupo de trabalho está realmente trabalhando (essa frase ficou estranha), estamos lá dentro como representantes discentes, então estamos acompanhando eles e podemos atestar isso. Além disso, mesmo que não seja muito a nossa função, estamos ajudando eles com o que pudermos, seja na parte técnica, seja na parte de entrar em contato com vocês ou simplesmente trazendo o que está acontecendo igual fizemos aqui neste texto. Queremos que as próximas temporadas tenham uma fração dos problemas que tivemos nessa T5 (e que ainda foram poucos em relação a T3 e T4), por isso, continuaremos de olho por aqui, ajudando e fazendo o possível.

Se você leu até aqui, é sinal de que você está antenado(a) e acompanhando o desenrolar da situação, então pode ficar tranquilo(a) que iremos avisar conforme formos tendo qualquer novidade. (Ah é, isso sem falar que ainda terão algumas turmas que terão as inscrições reabertas, para completar vagas). Então é só ficar de olho no seu email e nos nossos grupos de avisos (inclusive o da retomada), que por algum desses canais, você vai ser informado(a).

E, como sempre, qualquer dúvida, é só chamar a gente:

Junior Zancan

Presidente do CENAC/CienTec. Cursando o 6º período do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Unifal/MG. Paranaense perdido em Minas Gerais. Desenvolvedor de Data-lake na muchmore.digital E o mais importante: Doguinhos >>> All

cenaccientec