Campus Poços

Resultado e Discussão do Questionário dos CAs

Puxando uma frase do fundo do baú, “Senta que lá vem a História”

Queremos ser transparentes sobre o questionário que o CienTec e os demais CAs rodaram nos últimos dias, além de que precisamos falar sobre algumas coisas bem sérias.

Será um texto longo, mas abrangendo muitas coisas, então vamos lá.

Resultados

Nós e os outros CAs começamos a divulgar o questionário a partir das 22:40 do dia 30/03, divulgamos nos grupos do Whats, em alguns grupos do Facebook e nas páginas dos CAs. Falaremos sobre os resultados obtidos até às 22:20 do dia 01/04 (momento em que comecei a escrever esse post).

Obtivemos 435 respostas (temos 1110 discentes em Poços), ou seja, tivemos uma participação de 39,18% do Campus. Para 48 horas de pesquisa, é um número legal.

Em nome do CienTec (e acho que posso falar pelos outros CAs também nessa parte), muito obrigado pelo empenho de vocês.

Infelizmente tem gente que não sabe brincar, então nesse meio existem algumas respostas duplicadas (estimamos 428 respostas “legítimas”).

Vamos aos números básicos

The numbers, Mason! What do they mean?

Bom, como você também deve ter percebido, estamos bem divididos em relação ao que queremos exatamente, mas a maioria tem uma coisa em comum: querem parar.

Temos pouco mais de 79% (25,7 + 24,6 + 20 + 8,7) que, apesar de formas diferentes, todos querem que o calendário seja suspenso/cancelado, mudando apenas quando isso seria feito.

Contra 19,8% que deseja a continuação do calendário (ainda que exista o limite de 50% da carga horária em REE, por enquanto).

Mas ao destrincharmos os dados e separarmos as respostas por curso, podemos encontrar um fenômeno interessante (e até mesmo previsível):

Atenção: A partir daqui, as interpretações dos dados são opiniões do CienTec, faça a sua própria analise dos gráficos e tire a sua própria conclusão.

As Engenharias são as que demonstram maior vontade em continuar as atividades, talvez por estarem perto da conclusão (interpretação minha).

Podemos observar melhor isso, se colocarmos todas as Engenharias em comparação com o BiCT. A discrepância é totalmente visível:

77,4% (40,9 + 36,5) das Engenharias não querendo parar ou então manter o máximo possível, “contra” 56,3% (30,5 + 25,8) do BiCT querendo a suspensão/cancelamento.

Mas calma, as coisas ficam mais interessantes ainda. Veja o que acontece se filtrarmos apenas do 4º período em diante do BiCT:

Os resultados começam a se aproximar dos mesmos valores das Engenharias.

O por que disso? Existem várias interpretações, mas com base nesses dados é um fato que quanto mais próximo da conclusão do curso, menor é a vontade dos alunos de suspender o calendário.

Outro ponto de vista, seria que os alunos mais novos ainda não se adaptaram a pedreira que pode ser o ensino superior, podem estar mais vulneráveis e mais confusos que os velhos de guerra e, por isso, preferem a suspensão.

Aí deixaremos para a sua análise e opinião.

Maiores problemas do REE até o momento

No questionário, fizemos uma pergunta relacionada as ferramentas do aluno para utilização no REE. Vamos aos achados:

Quero focar nos “Outros” por um momento.

A grande reclamação dos alunos que se enquadram nessa faixa, é relacionada a sua internet, seja por conexão lenta, fraca, perda de sinal ou por só ter disponível acesso via internet móvel, tudo isso dificultando ou até mesmo impossibilitando uma aula por vídeo-conferência, por exemplo.

Em segundo lugar, problemas com o computador/celular do aluno, seja por falta de memória, lentidão e até mesmo defeitos nos equipamentos.

Alunos que não possuem um computador e sim apenas celulares, estão impossibilitados de fazer algumas das atividades de Recursos Computacionais, por essas exigirem a instalação de aplicativos para o desenvolvimento dos códigos.

Também recebemos reclamações indo desde baixa resolução da câmera do celular do aluno (o que impossibilita a digitalização das atividades escritas à mão), até mesmo a falta de espaço físico para estudos, por estarem na casa dos pais e etc.

Comentários abertos

Ao final do questionário, deixamos dois campos em aberto, para que enviassem comentários que os alunos quisessem que fossem encaminhados para a Unifal-MG e para os Centros Acadêmicos.

Primeiramente, gostaria de informar que lemos TODOS os comentários deixados por vocês, encaminhamos TODOS os comentários deixados no campo da Unifal-MG para um dos membros da Prograd e levamos TODOS os comentários para os CAs em consideração.

Existe um consenso nos comentários, que podemos resumir em: A maioria dos professores não está pronta para lecionar no regime REE.

Os principais pontos relatados pelos alunos são:

  • Professores não estão conseguindo utilizar as ferramentas corretamente;
  • Não estão tendo um consenso entre si (cada professor faz o REE de um jeito, alguns utilizam o Zoom, outros Skype, outros o Moodle e assim vai);
  • Estão dando prazos irreais para a entrega de atividades;
  • Estão dando conteúdo além da carga horária diária/semanal da UC;
  • Nem sempre estão conseguindo tirar dúvidas dos alunos;
  • Passando conteúdos em outros idiomas;
  • dentre outros.

Os demais comentários podem ser resumidos citando apenas quatro, retirados das respostas do questionário:

“Os professores coerentes no momento são exceção”

“Alguns professores não tem o mínimo de noção de como está sendo a vida realidade. Nos mandam cargas absurdas de estudo que não condizem com o real. Há exceções que nos dão prazos bons e dispõem de recursos para nos auxiliar. Outros simplesmente “jogam” o que deve ser feito e sequer se preocupem em dar uma explicação”

“Que alguns professores tenham mais consciência que não estamos fazendo só a matéria deles, e que marquem as vídeo aulas para o horário da matéria deles pois esta havendo conflito nos horários.”

“Acredito que deveriam olhar a aqueles que não possuem condições para estudar em casa, tanto por condições materiais quanto por estar difícil conciliar o tanto de matéria jogada (alguns professores apenas jogam a matéria e você se vira pra aprender) com os afazeres domésticos, como quem precisa cuidar de pessoas idosas por falta de cuidadores, quem precisa tomar conta de casa e dos filhos ou irmãos pequenos, pela falta de concentração por não haver espaço adequado e também por muitas vezes a internet ser ruim no local que mora, ou por estar abalado psicologicamente. Portanto, na minha opinião, a suspensão deveria ocorrer.”

Além desses, recebemos alguns comentários extremamente preocupantes:

Situação Psicológica

Conforme fomos recebendo as respostas dos alunos, começamos a perceber que o prejuízo acadêmico pode não ser tão importante assim para alguns alunos, em comparação com o prejuízo psicológico que estão tendo.

Sentimos que o clima geral dos alunos é de extrema ansiedade e estresse, não somente pelos estudos, mas também pela situação em que nos encontramos nessa pandemia.

Sim, eu sei que isso é meio que óbvio, mas recebemos alguns comentários que nos deixaram extremamente preocupados com a saúde mental dos nossos colegas.

Alunos relatando episódios depressivos causados pela pressão dos estudos, junto com a responsabilidade de ter que cuidar de um ou mais parentes necessitados ou que estão no grupo de risco da Covid-19.

Alunos se culpando por estarem com as matérias atrasadas, sendo que a maioria das vezes, isso é culpa dessa confusão generalizada em que todos nos encontramos no REE. Se sentindo inseguros por não estarem tendo a certeza de que estão aprendendo corretamente. Tendo episódios de insônia e dificuldades para se alimentar devido a ansiedade.

Alunos que são responsáveis por ir ao mercado, padaria e farmácia para a família classificada como grupo de risco, família essa que nem está em Poços.

Alunos do primeiro período que já chegaram em uma situação caótica como essa.

Enfim, além da parte acadêmica, podemos observar vários casos graves como esses que estão afetando os alunos de forma direta e indireta.

Que inclusive, pedimos que estes alunos que estão se sentindo vulneráveis, entrem em contato conosco do CienTec, para que possamos ajudar no que pudermos.

Temos, por exemplo, casos de calouros que não possuem local para ficar durante este período, sendo que temos contato com repúblicas que já se dispuseram a oferecer estadia.

O CienTec é um centro acadêmico mas é formado por pessoas, pessoas que podem já ter passado pelo que você está passando e querem te ajudar. Somos seus colegas, estamos nas mesmas turmas que você, tendo aulas com os mesmo professores, tendo o mesmo conteúdo, passando pelas mesmas dificuldades e etc.

Então por favor, não hesitem em nos procurar, ainda que não pudermos te ajudar diretamente, podemos te ajudar a encontrar um caminho.

Enfim, para todos que estão se sentindo perdidos nessa situação caótica, saibam que vocês não estão sozinhos. Todos nós estamos tendo episódios de dúvidas, inseguranças, confusão e etc. No momento, precisamos tirar força de onde não temos, pra darmos conta de passar por isso, nem que seja juntos.

Isso vai passar.

Conclusão

(Isto é uma opinião do CienTec)

Apesar de tudo o que falamos, muitos alunos relataram que estão conseguindo acompanhar a matéria, estão conseguindo entregar as atividades e que querem que as atividades continuem.

Entendemos que muitos alunos estão no seu último semestre, muitas vezes cursando a única disciplina que falta para se formarem, ou que então só estão trabalhando com o seu TCC (temos inclusive membros no CienTec nessas situações).

Mas como Centro Acadêmico, precisamos representar um curso como um todo, no coletivo.

Juntando isso com os sinais que observamos, de que o prejuízo acadêmico e psicológico dos alunos está sendo imenso, e com o potencial de ser pior ainda, tanto pela situação em que nos encontramos, quanto pelo despreparo de todos nós (discentes e docentes) para o regime de REE:

O CENAC/CienTec se manifesta em favor da suspensão do calendário acadêmico o mais breve possível, tendo em vista o bem social, acadêmico e psicológico dos discentes.

Apesar desta ser a opinião e o parecer do CENAC/CienTec, todas as respostas do questionário (tanto a favor da suspensão, quanto a favor da continuação das atividades e as demais opiniões) foram encaminhadas para a Coordenação do BiCT, da forma que vocês nos enviaram, sem qualquer tipo de alteração ou edição.

Até o momento do fechamento dessa postagem, é de conhecimento do CienTec que a Prograd se reunirá na segunda-feira (06/04) para a deliberação do REE.

Apesar de termos executado este questionário e cada Centro Acadêmico ter emitido o seu parecer, é impossível prever o que a Prograd irá definir, pois existem todos os outros cursos da Unifal-MG, cada um com seus requisitos.

Perante a Administração, um Centro Acadêmico é apenas uma entidade representativa discente, servindo apenas como consulta. A decisão infelizmente não está em nossas mãos.

No momento, só nos resta aguardar.

E por favor, não hesitem em nos contatar, estamos aqui para te ajudar no que pudermos.

Também queremos ouvir vocês, o que acharam dessa pesquisa, dessa análise e etc.

Desejamos a todos nós muito boa sorte nesse tenso período.

Junior Zancan

Presidente do CENAC/CienTec. Cursando o 6º período do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Unifal/MG. Paranaense perdido em Minas Gerais. Desenvolvedor de Data-lake na muchmore.digital E o mais importante: Doguinhos >>> All

cenaccientec