BICT

As Atividades Complementares

Vamos falar um pouquinho sobre as “Atividades Complementares”, “Horas Complementares” ou “Atividades Extracurriculares”. O que são, quais são, por que você precisa saber sobre isso, como consegui-las e como registrá-las.

Essa matéria está levando o regulamento do BiCT como base. Apesar de similares, os regulamentos das Engenharias podem ter pequenas diferenças, consulte o seu CA.

O que são as Atividades Complementares?

Segundo o regulamento do BiCT:

“As atividades complementares incentivam os discentes a interagirem entre as diversas áreas do conhecimento, em modalidades de ação diversas, possibilitando-os adquirir uma formação complementar. O objetivo é propiciar aos discentes a tomada de iniciativa para realizarem ações complementares às atividades didático-pedagógicas, visando a ampliação e a aquisição de habilidades e competências.” ~Art. 1º RESOLUÇÃO Nº 022, DE 03 DE JUNHO DE 2019

“As atividades complementares deverão ser realizadas ao longo do itinerário acadêmico dos discentes (período de integralização do curso), não podendo, portanto, serem realizadas integralmente em um único semestre letivo e envolvem variados aspectos formativos – pedagógicos, sociais, humanísticos, éticos, culturais e profissionais.” ~Parágrafo Único. Art. 1º RESOLUÇÃO Nº 022, DE 03 DE JUNHO DE 2019

“Pera… que?” ~Você provavelmente, lendo isso

Em outras palavras, as Atividades Complementares são atividades que você faz fora da sala de aula, seja dentro ou fora da Universidade, que tragam algum benefício para você, para a Universidade e/ou para a sociedade. Atividades que possuam aspectos pedagógicos, sociais, humanísticos, éticos, culturais ou profissionais.

Como por exemplo, atividades voluntárias, participação em cursos e palestras, além de vários outros…

Tipos de Atividades Complementares

As atividades complementares que podem ser contabilizadas na sua carga horária, são divididas em três grupos:

Grupo 01: Formação Social, Humana e Cultural:
I – participação em atividades esportivas – Máximo: 5 horas por semestre;
II – participação com aproveitamento em cursos de outros idiomas – Máximo: 30 horas por semestre;
III – participação em atividades artísticas e culturais, tais como: música, teatro, coral, radioamadorismo e outras – Máximo: 15 horas por semestre;
IV – participação efetiva na organização de exposições e seminários de caráter artístico ou cultural – 5 horas/evento; Máximo: 2 eventos por semestre;
V – participação como expositor em exposição artística ou cultural – 5 horas/evento; Máximo: 2 eventos por semestre.

Grupo 02: Cunho Comunitário e de Interesse Coletivo:
I – participação efetiva em Diretórios e Centros Acadêmicos e Entidades de Classe – 15 horas/mandato ou portaria; Máximo: 5 mandatos ou portarias
II – participação efetiva em Conselhos e Colegiados internos à Instituição, com mínimo de 50% de presença – 15 horas/semestre;
III – participação efetiva em trabalho voluntário, atividades comunitárias, CIPAS, associações de bairros, brigadas de incêndio e associações escolares – Máximo: 20 horas por semestre;
IV – participação em atividades beneficentes – Máximo: 30 horas por semestre;
V – atuação como instrutor em palestras técnicas, seminários, cursos da área específica, desde que não remunerados e de interesse da sociedade –10 horas/atividade; Máximo: 5 atividades por semestre;
VI – engajamento como docente não remunerado em cursos preparatórios e de reforço escolar – 25 horas/semestre; Máximo: 1 atividade por semestre;
VII – participação em projetos de extensão, não remunerados e de interesse social – 15 horas/atividade; Máximo: 3 atividades por semestre.

Grupo 03: Iniciação Científica, Tecnológica e de Formação Profissional:
I – participação em cursos extraordinários da sua área de formação, fundamento científico ou de gestão – Máximo: 30 horas por semestre;
II – participação em palestras, congressos e seminários técnico-científicos, de caráter local, regional, nacional e internacional – Máximo: 30 horas por semestre;
III – participação como apresentador de trabalhos em palestras, congressos e seminários técnico-científicos, de caráter local, regional nacional e internacional – 9 horas/evento;
IV – participação em projetos de iniciação científica e tecnológica, relacionados com o objetivo do curso – 30 horas/semestre;
V.1 – participação como expositor em eventos técnico-científicos locais – 5 horas/atividade Máximo: 15 horas por semestre;
V.2 – participação como expositor em eventos técnico-científicos regionais – 5 horas/atividade Máximo: 15 horas por semestre;
VI – participação efetiva na organização de exposições e seminários de caráter acadêmico – 15 horas/atividade Máximo: 2 participações por semestre;
VII – publicações em revistas técnicas – 15 horas/publicação;
VIII.1 – publicações em anais de eventos técnico-científicos ou em periódicos científicos de abrangência local e regional – 15 horas/publicação;
VIII.2 – publicações em anais de eventos técnico-científicos ou em periódicos científicos de abrangência nacional (autor/co-autor) – 15 horas/ publicação;
VIII.3 – publicações em anais de eventos técnico-científicos ou em periódicos científicos de abrangência internacional (autor/co-autor) – 25 horas/publicação;
IX – estágio não obrigatório na área do curso – Máximo: 45 horas por semestre;
X – participação em visitas técnicas organizadas pela universidade – 5 horas/visita Máximo: 3 visitas por semestre;
XI – participação em empresa júnior, incubadora tecnológica e afins – 20 horas/semestre;
XII – participação em Programas de Ensino Tutorial (PET’s) – 25 horas/semestre;
XIII – Atividades de monitoria de unidades curriculares do currículo do curso – 50% da carga horária da monitoria.

Você pode consultar todas as atividades aqui: https://cientec.link/complementares, nas páginas 9, 10, 11, 12 e 13.

Bastante coisa né?

Então, por exemplo, se você participou de um curso de 8 horas sobre Excel durante o BiCT, você pode contar como o Item I do Grupo 3.

Fez um curso de inglês? Pode contar como o Item II do Grupo 1.

Tá fazendo um estágio durante o BiCT? Pode registrar no Item IX do Grupo 3.

Mas cuidado com os limites, pois algumas atividades possuem um limite de carga horária por semestre. Então se você participou como expositor(a) em três eventos culturais no mesmo semestre, você só poderá contabilizar dois deles, registrando até 5 horas para cada (Item V, Grupo 01).

Ok, agora você pode estar se perguntando…

Por que eu preciso saber disso?

Além das Atividades Complementares servirem para complementar o seu currículo, a ideia é que com elas você consiga se desenvolver profissionalmente, culturalmente e socialmente, ao longo da sua “estadia” na Universidade.

E tem um detalhezinho bem pequenininho também: você precisa de 150 horas em atividades complementares para se formar no BiCT!

Então fica esperto(a) e não deixa pra última hora.

Já começou a praticar essas atividades? Já participou de bastante coisa? Então chegou a hora de fazer o…

Registro das Atividades Complementares

Depois que você tiver uma boa quantidade de horas dedicadas nessas atividades complementares, você precisará registrá-las em seu currículo.

Antes de tudo, você precisará juntar todos os certificados de participação, ingressos, declarações, comprovantes, publicações e afins, que provem que você fez essas atividades. Então a partir do momento que você entra no BiCT, já é bom começar a guardar toda essa papelada.

Para registrá-las, você precisa preencher toda a documentação da página 8 até a página 13 do regulamento das atividades complementares do BiCT: https://cientec.link/complementares

Na página 8, você informa o seu nome, CPF e matrícula, a data e a sua assinatura.

Nas páginas 9 a 13, você deverá preencher (para cada item), a quantidade das horas referentes a aquele item, o total parcial (se você só protocolou 15 horas de uma atividade uma única vez, seu total parcial é de 15 horas) e o número do documento que você anexou, comprovando aquele item.

Você deverá juntar toda essa documentação e enviar para o SEI, através do Protocolo, lá no prédio K do Campus.

Agora que você sabe o que é e como registrar as atividades, falta saber…

Quando registrar as Atividades Complementares

Na teoria, você pode registrar suas atividades complementares em qualquer momento do curso, mas, vamos analisar uma coisa:

Atualmente, o BiCT possui mais de 700 alunos com matrícula regular, imagine que metade desses alunos resolva fazer o protocolo das atividades a cada semestre. Seriam 350 processos que a comissão (formada por 4 professores) precisaria analisar, por semestre. Já imaginou o sufoco né?

Por isso que nós recomendamos que você faça o registro apenas uma única vez, lá perto do final do curso. Ou então, se você tem muito medo de perder algum documento durante esses anos, ou algo do tipo, divida em dois registros: um na metade e outro ao final do curso.

Mas ATENÇÃO: Você precisa registrar em até 60 dias antes do final do seu curso. Ou seja, você precisa fazer o registro de todas as suas horas complementares, no máximo até 60 dias antes de encerrar o seu último semestre, correndo o risco de você ter que ficar mais um semestre só para registrar suas horas.

Resumo

Então recapitulando:

  • Atividades complementares são coisas que você faz dentro ou fora da Universidade, que são úteis para você, para a Universidade e/ou para a sociedade;
  • Existe uma lista de atividades que podem ser consideradas como complementares e podem ser registradas na sua carga horária;
  • Cuidado com o limite de horas por semestre/atividade de cada item;
  • Você precisa guardar toda a papelada que comprove que você fez uma atividade, seja ingresso, declaração, certificado, comprovante…;
  • Você precisa seguir o edital e preencher corretamente a documentação que se encontra em https://cientec.link/complementares;
  • Você precisa registrar essas atividades no máximo 60 dias antes de encerrar o seu último semestre, de preferência tudo de uma vez só;
  • Você precisa de 150 horas complementares para se formar no BiCT, então bora correr atrás desde já.

Conclusão

Tudo o que falamos aqui, foi o que nós interpretamos do regulamento geral das atividades complementares do BiCT (que você pode encontrar aqui: https://cientec.link/complementares) e fizemos com base nas principais perguntas que recebemos dos nossos colegas alunos sobre esse assunto.

Gostaríamos de agradecer ao Professor Rodrigo Samprogna e aos demais membros da Comissão de Atividades Complementares do BiCT, que sempre respondem prontamente as dúvidas e solicitações do CENAC/CienTec.

Qualquer outra dúvida que tiverem que não cobrimos aqui ou que a explicação tenha ficado meio confusa, é só entrar em contato com a gente:

Última alteração: 14/10/2020 22:42


Junior Zancan

Presidente do CENAC/CienTec. Cursando o 6º período do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Unifal/MG. Paranaense perdido em Minas Gerais. Desenvolvedor de Data-lake na muchmore.digital E o mais importante: Doguinhos >>> All

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